Criados Cursos Técnicos Superiores Profissionais

06-05-2014 22:57

Com o objetivo de adequar a oferta educativa tanto à diversidade da procura quanto às necessidades do país em termos de quadros qualificados foram criados os cursos técnicos superiores profissionais. 
À semelhança dos atuais cursos de especialização tecnológica (CET), estes novos cursos, criados através do decreto-lei n.º 43/2014, de 18 de março, atribuem um diploma não conferente de grau académico, correspondente ao nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações, e têm uma duração de dois anos. 
Os cursos técnicos superiores profissionais (CTSP) serão ministrados no âmbito do ensino superior politécnico e têm uma componente de formação geral e científica, uma componente de formação técnica e uma componente de formação em contexto de trabalho, que se concretiza através de um estágio de seis meses. 
Podem candidatar-se aos CTSP os titulares de um curso de ensino secundário; quem tenha sido aprovado no programa de acesso ao ensino superior "Maiores de 23 anos"; e os estudantes que, tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de escolaridade e não tendo concluído o curso de ensino secundário, sejam considerados aptos através de prova de avaliação a realizar pela instituição de ensino superior. Podem igualmente candidatar-se a estes cursos os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
A criação de CTSP, bem como a fixação dos seus planos de estudos, é precedida, obrigatoriamente, de consulta ou recolha de informação junto das entidades empregadoras e associações empresariais e ou socioprofissionais da região onde se insere a instituição de ensino superior, da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, que ouvirá o Conselho Setorial para a Qualificação respetivo, e, ainda do Instituto do Emprego e da Formação Profissional.