Alunos da EST participam nas Olimpíadas de Física

08-06-2015 02:06

Alunos da EST participam nas Olimpíadas de Física

 

No passado dia 18 de Abril, os alunos Alex Almeida, Bernardo Brás e Filipa Domingues representaram a Escola Secundária da Trofa nas Olimpíadas de Física 2015, organizadas pela Sociedade Portuguesa de Física. A respetiva atividade decorreu no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, na qual participaram escolas de toda a zona norte. A partida deu-se por volta das 08h00, sendo os alunos acompanhados pela professora Alice Campos.

No local, os alunos foram divididos, sendo que metade iniciou a atividade com a prova teórica, e os restantes com a prova prática, tendo cada uma a duração de 1h15m.

Seguidamente, os alunos foram convidados a participarem num almoço, no qual foi possível discutir com os professores responsáveis as referidas provas realizadas.

Posteriormente, os alunos foram conduzidos a uma sala onde puderam assistir a uma palestra acerca de physlets, palavra composta por physics (física) e appletts (aplicações),na qual se demonstrou como é possível aprender física de forma interativa.

A atividade cessou com a entrega dos prémios para os três primeiros lugares e uma menção honrosa para o quarto lugar. Apesar de nenhum aluno da Secundária da Trofa ter sido premiado, a atividade mostrou-se um sucesso entre os alunos, visto que possibilitou aprofundar os seus conhecimentos e também participar numa atividade que se mostrou desafiante, mas ao mesmo tempo gratificante.

 

Filipa Domingues, 1101

Olimpiadas_FIS_SEC_15.jpg