Universidade Júnior 2015 inscrições abertas na transição do dia 11-03 para 12-03-2015

12-03-2015 00:29

Universidade Júnior: a Universidade ao teu alcance

 

A Universidade Júnior é um programa de cursos de verão da Universidade do Porto que te proporciona a possibilidade de vires passar uma ou mais semanas das tuas férias até à Universidade do Porto, permitindo-te conhecer de perto o ambiente universitário, na companhia de estudantes universitários, recém-licenciados, e em alguns casos jovens investigadores e docentes.

Do trabalho laboratorial ao trabalho de campo, são imensas as atividades que te preparámos em quase todas as áreas do conhecimento, das Engenharias às Ciências, das Letras às Ciências da Educação, da Medicina às Ciências da Nutrição, sem esquecer o Desporto, as Belas Artes, o Direito, a Economia e muitas outras.

Sendo o maior programa nacional no seu género todos os anos a U.Jr. acolhe cerca de 5 mil estudantes, oriundos de todo o país e também do estrangeiro.

 

Espreita aqui alguns vídeos de edições anteriores da Universidade Júnior:

https://tv.up.pt/general/search?utf8=%E2%9C%93&search=universidade+J%C3%BAnior

 

A edição 2015 está quase aí! No site da Universidade Júnior em https://universidadejunior.up.pt abrirão as inscrições para mais uma aventura de Verão. Na transição do dia 11 para 12 de março está agendada a abertura das inscrições, data coincidente com a 13.ª Mostra da U.Porto (https://mostra.up.pt), na Alfândega do Porto, que decorre de 12 a 15 de março, onde a U.Jr. se fará representar também com um balcão informativo.

 

As atividades do programa geral da Universidade Júnior 2015 estão agrupadas genericamente em 5 subprogramas (que funcionam de 29 de Junho a 24 de julho das 9h às 18h):

1. Experimenta no Verão - 5.º e 6.º anos (atividades diárias em várias faculdades, ao longo de uma semana)

2. Oficinas de Verão7.º e 8.º anos (atividades diárias em várias faculdades, ao longo de uma semana)

3. Oficinas Temáticas7.º e 8.º anos (programa semanal direcionado a um tema mais específico, ao longo de uma semana)

4. Verão em Projeto – estudantes do 9.º ao 11.º ano (atividades semanais numa faculdade, conforme o ano mínimo exigido)

5. Escola de Línguas – estudantes do 5.º ao 11.º anos (ou conforme o ano mínimo exigido por cada língua) (atividades quinzenais)

 

Além do programa geral de Julho existem ainda as Escolas da U.Júnior, direcionadas para estudantes do ensino secundário com bons resultados escolares, cuja participação depende da apresentação de uma candidatura. Este programa propicia um ambiente de introdução à investigação, através da partilha de experiências e vivências com equipas de professores e de investigadores em contexto essencialmente laboratorial: Escola de Ciências da Vida e da Saúde, Física, Química e Bioquímica e Matemática. Estas escolas funcionam no início de Setembro, exceto a Escola de Química (que funcionará de 6 a 10 de Julho).

 

O programa para 2015 já se encontra disponível. Para te inscreveres, é obrigatório registares o teu número do cartão de cidadão e o teu número de contribuinte.

 

O custo de participação é de 75€/semana e inclui o seguro escolar, os materiais necessários às atividades e as refeições do dia (almoço e lanche da tarde). O alojamento tem um custo adicional de 105€/semana e inclui as deslocações até às faculdades ou centros de investigação, a realização de atividades suplementares e as refeições do jantar e pequeno-almoço.

 

As inscrições são efetuadas unicamente online, no site da Universidade Júnior, após te autenticares com login e senha, obtidos mediante um registo no website (caso já o tenhas efetuado em anos anteriores podes utilizar os mesmos elementos). No final da inscrição será emitida uma referência bancária com a validade de 5 dias, a qual pode ser paga em qualquer caixa multibanco pelos teus pais.